quarta-feira, 16 de junho de 2010

'Le Portugal', um album fenomenal



O genial embora mais que 'bissexto' quadrinhista português Luís Diferr [Luís Dias Ferreira, de 54 anos] lança, nesta quarta, o álbum 'Portugal', segundo da série 'As Viagens de Loïs', em que Luís Diferr tem como co-autor ninguém menos que a fera Jacques Martin, falecido em janeiro desse ano, com selo (claro) da Asa.

A narativa - já pulicada em francês em 2006 pela Casterman - registra a visita a Portugal do jovem pintor que vive as suas aventuras na corte de Luís XIV.

Loïs - nos explica Jorge Machado-Dias - 'é uma personagem de Jacques Martin, com quatro álbuns de histórias em banda desenhada, passadas na época de Luis XIV e publicados entre 2003 e 2009. A mesma personagem dá o nome a outra série, “Les Voyages de Loïs”, não de banda desenhada, mas de… viagens desenhadas, digamos assim. Isto na linha de uma outra série, mais conhecida, “Les Voyages d'Alix”'.

Para quem não conhece o legado do mestre Martin, indicamos o obituário do Público.

Em 'Portugal', apenas a introdução é assinada por Jacques Martin, sendo o planejamento, o texto e os desenhos de Luís Diferr. O álbum demorou 6 anos para ser reazlizado, totalmente em moldes tradicionais, primeiro em desenho a preto e branco, depois passado a tinta-da-china e só depois colorido, tudo à mão, sem qualquer recurso digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário