segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

'Anahy de las Misiones', na TV


O canal Arte1 [101 da Sky] está começando muito bem (salvo um ou outro excessos de repetições).

O premiado filme 'Anahy de las Misiones' de Sérgio Silva (falecido este ano) é uma a recriação de lendas dos gaúchos do Brasil, da Argentina e do Uruguai, como podem ver neste link, onde há sinopse e resenha.

Veja trailer, aqui.

Convencido a ver? escolha o dia e horário [de Brasília, segundo o site oficial]:

Terça, 1/1: 04:40, 9:40, 14:40
Quarta, 2/1: 17:30
Quinta, 3/1: 00:01; 6:35; 13:10
Sábado, 5/1: 21:00

domingo, 23 de dezembro de 2012

Vídeo: Silvio Tendler ainda é intimidado por militares de 1964

O Latuff é um chargista que tem uma atitude muito mais militante com o traço do que uma atitude 'engraçada'. Dessa vez, sua postura atenta [em 2 momentos como podem ver] pode ser decisiva para mostrar como um dos maiores cineastas do Brasil ainda é vítima da tentativa de intimidação e achincalhe por parte de - como o próprio Silvo Tendler diz - uma fração dos militares.

Isso sim, deve ser objeto de compartilhamentos múltiplos pelas redes sociais. Por favor, faça a sua parte>> veja, tome ciência, tome consciência e faça a informação andar

O guitarrista Fred Menendez comanda os Domingos Instrumentais, na Ponta de Humaitá

Texto de Monique Adorno, no Bahia!

A quinta edição do projeto Domingos Instrumentais terá como anfitrião o guitarrista Fred Menendez, que promete surpreender e agitar o público com sua banda e também com a participação de convidados especiais que darão brilho aos shows. As apresentações serão realizadas a partir das 17 horas, na Ponta de Humaitá, localizada ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat. A entrada é gratuita.

Acompanhado por outros instrumentistas que tocam guitarra baiana, bandolim, violão, teclado, baixo e bateria, Menendez, que é guitarrista e bandolinista, apresenta sucessos da MPB e composições próprias. O programa é uma boa opção para fechar o final de semana em clima romântico, curtindo a dois o deslumbrante pôr do sol da Ponta do Humaitá.

Serviço

O quê: Projeto Domingos Instrumentais, com Fred Menendez
Quando: Todos os domingos, a partir das 17 horas
Onde: Ponta de Humaitá
Quanto: Entrada gratuita

sábado, 22 de dezembro de 2012

Entrevista: o cara que resgata Lou Scheimer em livro da TwoMorrows

Eu escrevi há 6 semanas, EXATAMENTE sobre esse livro, que não entendia como as Newsaramas da vida não dão valor aos importantes aportes que a editora TwoMorrows publica sobre (em especial) super-heróis, mas não só.

Não por acaso, retomando contato com Bob Andelman, biógrafo oficial de Will Eisner, ele me fez saber que (por co-inicdência) tinha realizado esta bem-humorada entrevista em vídeo de 40 minutos com Andy Mangels, o simpático autor do livro sobre o cineasta de animação Lou Scheimer, de tantas séries que todos vocês conhecem [basta ver a feliz capa].

Anime-se: ainda há gente que vê além (editoras, autores e porofissionais de imprensa)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ensaios do Olodum em Porto Seguro

E daí?



Muito em breve, o circuito Barra/Ondina vai estar assim.



Para chegar na minha área :-)

Época de festas, época de receber visitas (e serve pra depois, também, claro)
Exibir mapa ampliado

domingo, 16 de dezembro de 2012

Araketu, Jammil e Jau juntos, no Carnaval 2013

Pelo sétimo ano consecutivo a revista Contigo! marca presença no carnaval baiano. E pela segunda vez, o Camarote Contigo! será montado (só para convidados) no térreo e primeiro andar do Edifício Oceania (Farol da Barra). Confirmados na programação de shows, Araketu, Jammil e Jau. Em breve, Nil Pereira (produtora parceira do evento) anuncia a data de lançamento do camarote.

Márcia Freire no Réveillon do SESC

A cantora Márcia Freire será a grande atração do Réveillon Ciclo das Águas, tradicional festa promovida pelo SESC, a partir das 22 horas de 31 de dezembro, no SESC Piatã (em Salvador). Também no programa, apresentações do DJ Nailson Carvalho e de Liliane Bastos (cantora do bloco Os Mascarados).

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Exemplo de texto de jornalismo investigativo de Marko Ajdarić (Há 2 ainda inéditos do mesmo calibre, não publicados online). Essa matéria foi publicada no boletim diário do Sindicato dos Bancários da Bahia (edição 2840 de ‘O Bancário’ de 31 de julho de 2002), em papel.

Feriado bancário no Uruguai

O que a Petrobrás tem a ver com isso

Temos que tirar o chapéu para a ordem unida dos jornalões brasileiros em seu apoio ao governo. Os donos dos grandes jornais brasileiros têm se demonstrado de uma disciplina ímpar no seu papel de ocluir a realidade.

Assim que cumpriram seu papel de repetir como papagaios que houve uma fusão e não uma venda na CSN, os jornalões foram novamente convocados a espetacularizar a compra da Perez Companc pela Petrobrás, uma ótima forma de desviar a atenção sobre o caso CSN/COMUS.

Os mesmos soldadinhos que saudaram quando foi criado o banco sem bancários, o Patagon, - e que esconderam a quebra do grupo na Argentina foram todos às ruas brindar a compra da petrolífera argentina pela mão do senhor Francisco Gros como prova da nossa pujança regional.

O que seria razoável, não fossem as circunstâncias da compra e – em particular – da parte que vendeu.

Para fazer uma comparação, bancário/a: você compraria uma firma do Nicolau dos Santos Silva?

Pois foi muito pior o que Gros fez.

Além do ‘exagero no valor desembolsado para arrematar a então concorrente argentina’, como aponta a Época, que acrescenta: ‘a Perez Companc é a empresa mais endividada do setor de petróleo em todo o mundo. Seu passivo representa 73% do patrimônio. Na Petrobrás, a taxa, que era de 33%, irá para 42% depois da aquisição’. A família Peirano, de quem a Petrobrás comprou 58% das ações da Pecomp, é detentora de uma unanimidade ímpar: é tida – diretamente ou por meio de eufemismos – de ladra por grupos de pessoas tão diferentes como a burguesia uruguaia, o reacionário jornal paraguaio ABC Color e os correntistas de bancos da Argentina [de todos os tamanhos, acrescento para quem não é bancário, agora, em 2012].

Na verdade, o malabarismo da família Metr...digo Peirano envolve a quebra e a venda a preço vil ao capital holandês da rede de supermercados Disco, na Argentina (episódio no qual a grande imprensa holandesa [em especial o conservador De Telegraaf, cito de memória] demonstrou postura mais correta, denunciando as ações da família. Gritos de ¡Ladrones, devuelvan la plata! ecoaram em frente à residência do banqueiro Jorge Peirano Faccio, agora, dia 18 de julho de 2002. No dia 5 deste mês, pela quebra de um banco no Paraguai, os Peirano tiveram um pedido internacional de captura decretado. Entre outros episódios...

Foi dessa gente que a Petrobrás comprou a maioria das ações da Perez Companc. Qualquer criança de colégio não faria a compra, se fosse com dinheiro próprio.

Mas, ‘estranhamente’, nenhum dos jornalões brasileiros (pesquisa inclui as agências Globo, JB, Folha, e Estado) ‘se lembrou’ de citar a referida família. ‘Estranhamente para dizer o mínimo’.

==================================================
Para leitura dos bancários, foram disponibilizados vários documentos, à época, no site de Marko Ajdarić, em especial sobre ao aludido feriado bancário no Uruguai.